quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

DICAS PARA PESCA EMBARCADA (linha de fundo) DE GAROUPAS EM PARCEIS:

Olá pescadores, aqui vai mais uma dica de pesca oceânica: Garoupa!


A profundidade de maior incidência de ‘pegadas’ de garoupas grandes (acima de 5 kg) que constatei durante incontáveis pescarias em parceis (P. do Una, P. Brasília – L. da Conceição, E, S e SW – L. de Santos, W – Alcatrazes) sempre ficou entre 11 a 22 mts.

Somente verifiquei a exceção no canal de Ilhabela para, exclusivamente, garoupas São Tomé e Rosas, que habitam normalmente maior profundidade – a partir de 40 mts.

A melhor época do ano para sua pesca normalmente é de outubro à março, porém, em menor quantidade, é possível pescá-la o ano todo.

A melhor isca, indubitavelmente, é a sardinha verdadeira e fresca (nunca congelada).
Também concluí que há indissolúvel relação entre o tamanho/quantidade da isca com o tamanho da garoupa.
Garoupa grande, isca grande!

Para tanto, as linhadas devem ter um diâmetro entre 120 mm (mínima) a 160 mm, de preferência incolor – evite as coloridas.
Não há como ferrar e trazer na ‘marra’ (senão entoca) uma garoupa de bom tamanho com linhadas com diâmetro menor de que 120 mm, sem risco de cortar a mão ou ‘estourar’ a linha (Então tome muito cuidado).

A chumbada dependerá exclusivamente da correnteza e profundidade existente no local e no momento, mas seu modelo deverá ser o oval – com o furo transpassando-a de ponta a ponta.
Poderemos até mesmo desprezar a utilização de chumbadas, que seria o ideal, porém, as condições normalmente encontradas demonstram a necessidade da sua utilização. O ideal é a chumbada escolhida permita sempre que a linhada vá constantemente caminhando, se arrastando, vagarosamente ao fundo, no sentido da correnteza. Desta forma irá cobrir uma área maior em busca da desejada ‘grouper’.

Nunca deixe a linha tencionada, sempre meio frouxa, ‘embarrigada’.
A garoupa grande sempre que ‘chegar’ à isca, irá se apresentar com um inicial, pesado e forte tranco e em hipótese alguma tente ferrá-la nesta ocasião. Deixe-a retornar à isca, deixe-a puxar bem, deixe-a carregar um pouco da linhada, uns 2 mts e, quando sentir que os beliscões ficaram constantes e pesados, fisgue-a com força e puxe imediata e vigorosamente a linhada para cima, senão ela ‘entocará’ e você perderá o grande e esportivo troféu.

O modelo do anzol vai de gosto, porém nunca menos que 8/0 e no meu caso, acabei por me dar bem com o modelo curvo fechado (circle hook).
Lembre-se, garoupa grande, isca grande – use ao menos 4 (quatro) sardinhas inteiras a cada iscada e funciona até mesmo se fisgadas somente pelos olhos.

Uma boa alternativa de consorciamento de iscas é a lula pequena (até uns 15 cm) e uma só, quando acompanhada com as 4 sardinhas que indiquei como boa quantidade de isca.
Camarão, bonito, savelhas, parati, tainha, etc., são iscas secundárias e certamente desprezadas pelas garoupas se comparadas as inigualáveis sardinhas frescas e verdadeiras.
A linhada deverá ser feita, utilizando-se de chumbada oval, solta na linha, com apenas um anzol posto por último.
Isto irá permitir que a chumbada permaneça ao fundo e o anzol que estará preso a linha, possa ‘passear’ pelas rochas e cascalhos do fundo oceânico, assim atrindo a garoupa.

Espero ter sido útil.

Boa pesca!

Próximas dicas de pesca: 1- Olhete e Olho-de-Boi, 2- Lula, e, 3- Badejo Quadrado.

2 comentários:

Unknown disse...

ola zeca
por acaso já pescaste no parcel do carpinteiro?
fica proximo da costa de rio grande RS

Anônimo disse...

Bom, nunca pesquei, mas do que entendo, parceis são grandes sinais de peixes bons de briga.

Você deveria vir a para a nossa pesca, que é entre Vitória-ES e Santos-SP, aqui sim eu sei que é bom