sábado, 14 de fevereiro de 2009

Pesqueiro Maeda - Peixes de couro apareceram...

DIA : 14/02/2009
LOCAL: Pesqueiro Maeda - Itu - SP
QUANTIDADE CAPTURADA: 9 peixes tirados da água

Fui de novo ao pesqueiro Maeda, porém dessa vez com amigos. Antes mesmo da pesca, as provocações começaram, com meus amigos me zuando, pois da ultíma vez que fui (com eles), eu não pesquei nada (mas nem liguei, porque naquela época nem tinha equipamentos!)

Para começar, o meu amigo, Sthefano, abriu com uma Piraputanga com salsicha na margem, porém, como ele estava segurando no meio da vara de bambu, que quebrou, ele até tentou pegá-la com o toco que sobrou, mas não conseguiu, então todos riram dele... Depois seu primo, Ricardo, que não sabia arremessar o molinete, meu deu para que eu realizasse a tarefa, e fiz bem jogando a isca no meio do lago. 5 minutos depois, eles gritaram e disseram que havia um peixe na vara dele, então eu o fisguei, dei a ele a vara, mas no finalzinho, ele errou e deixou o peixe escapar, pois ele afroxou a linha e isso não pode ser feito enquanto se usa anzol sem farpa.Depois a boia do meu irmão baixou, e a vara com massa de amendoim começou a envergar, e depois de varias corridas e uma valente briga, a danada se entregou, então descobrimos que o meu irmãohavia pego uma carpa-capim, que estava com a boca mutilada por mau uso dos alicates de contenção, o que é uma vergonha, pois o pesqueiro pede para que não façam isso.

Muito tempo após a carpa, cerca de 2 horas e meia, eu olhei para minha vara de boia e a vi totalmente envergada e soltando linha com uma velocidade acima de qualquer peixe que já havia sido pego por nós. Fisguei com firmeza, mas então, enquanto confirmava a fisgada, a outra vara de molinete envergou e fiz um doublé com minhas varas, porém, como só daria para ficar com uma, resolvi ficar com a minha vara de ação pesada, que parecia estar com o maior, e acertei, pois em menos de 1 minuto meu irmão havia tirado um pequeno cat-fish da água, e a minha continuava na água, com um peixe forte e valente que não conseguia parar de correr. Eu achei que podia ser uma carpa grande ou um tambacu, mas não era, era um valente pintado de 6 kg que demorou por volta de 20 minutos para sair da água, o que foi inacreditavel, pois não podia imaginar que um peixe que tem apenas esse peso, poderia brigar tanto.


Depois, mais nenhum peixe apareceu, e meus amigos foram embora, bem tristes e com astral bem baixo (HAHA), exatamente na mesma hora que meu pai chegou, e eu fiquei, pescando por mais 2 horas com meu pai.

A pesca junto a meu pai foi animada, e para começar meu pai perdeu o que achavámos ser um grande peixe, que acabou estourando a linha da vara de mão.


Após o peixe grande e estourador de linhas (rsrsrsrs), eu coloquei salchicha na vara de bambu e "capturei" uma bela tilápia de uns 2 kg, que me surprendeu pela sua primeira corrida.


Depois da tilápia, um piau foi fisgado, o qual não foi fácil de tirar da água, pois era muito valente e sempre digo que com varas de mão a pesca fica mais difícil e divertida.
Após o piau mais um doublé aconteceu. Meu pai fisgou um pacu, muito forte e não queria se entregar! Mesmo quando já estava na borda, rebojava pro meio e corria mais, porém, ele era pequeno. Depois de a foto ser tirada ele foi devolvido.

Sem querer, eu acabei achando a linha que havia estourado da outra telescópica e depois de amarrá-la ao molinete e de uma briga, também, extremamente forte, capturamos o peixe, era uma pincachara, a mistura de pintado com cachara, o que resulta num peixe híbrido de listras e pintas em seus desenhos pelo couro.



Por último uma outra grande briga foi travada, e linha da outra telescópica começou a correr pro meio. Nisso, não tivemos dúvidas e fisgamos com vontade. Até então o peixe era desconhecido. Quando a vara telescópica começou a estalar, nem deu tempo de pensar e ela acabou rachando ao meio. Com o toco que sobrou, o bagre africano de 4 quilos se entregou, mas demorou um pouco.


Bom, é isso, logo farei uma pescaria mais ampla, que provavelmente será noturna e no tancão.


obrigado pela leitura, de Zeca ao Fisgada Total


Postarei as fotos que faltam logo!

Nenhum comentário: