terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

VARAS TELESCOPICAS


As varas telescópicas podem também ser lembradas com varas de mão, assim com a vara de bambu, e realmente tem a mesma função, porém a telescópica dá mais prazer ao pescador , pois enverga mais e muitas vezes, se o peixe da uma puxada mais forte, parece que a linha vai estourar e você sempre fica tenso, com medo de perder o peixe.

O equipamento usado na vara (Linha, Anzol e etc..) deve ser equivalente ao equipamento, por exemplo se a vara for de 12 lbs, use uma linha de no máximo 15 lbs, se não a linha pode não estourar e a outra coisa que vai estourar é a vara, que variam de 1,80m a 8,0m, dependendo do caso. O chicote da vara deve ser equivalente ao seu tamanho e deve ser feito assim, LINHA-BÓIA-ANZÓL-ISCA.

Como as varas de bambu, estas varas merecem cuidado redobrado pelo fato de sua ponta ser bem fina e frágil e pelo fato de não ter linha extra, como molinete ou carretilha, mas pensando assim, acho bem mais esportivo pegar um peixe na telescópica do que no molinete ou na carretilha, pois exige a habilidade e não a força do pescador.

E o fato mais importante é não ficar ansioso quando for pescar com a vara de mão, pois quando jogamos ceva, os peixes começam a comer, nunca param em lugar nenhum e acabamos por trocar a isca de vários lugares, o que prejudica a pesca, então lembrem-se NÃO FIQUEM TROCANDO A ISCA DE LUGAR DE POUCO EM POUCO TEMPO.

E é isso, pesquem com as varas telescópicas, ou voltem ao antigo tempo do bambu, onde a esportividade é garantida.

OBS: Tomem cuidado com as varas, pois elas são muito frágeis e merecem o cuidado redobrado (repito isto, pois é muito importante para a pesca).

4 comentários:

Luis Armando disse...

oi zeca viadoo

Blog do Marcola Boqueirão disse...

http://marcaopescador.blogspot.com/2009/11/varas-telescopicas-de-mao_22.html

Blog do Marcola Boqueirão disse...

Ola Amigos. Meu contáto tem duplo objetivo, cooperar com a materia publicada p/vcs e divulgar meu blog, que foi criado recentemente, pelo que antecipadamente agradeço.
Marcão.

Anônimo disse...

Ok, tudo bem Marcão.
Vamos montar uma parceria entre os 2 blogs!

Abraços,

Zeca