segunda-feira, 16 de março de 2009

Cortiça - Eficiência Que Impressiona!

AS VANTAGENS DA CORTIÇA
Desculpem leitores, depois de esse "longo" tempo sem postar, voltei para falar de um outro tipo de isca artificial, a cortiça, a qual eu tive resultados impressionantes no Pesqueiro Maeda (no dia 14/03).


A cortiça rende vários tipos de peixes, os mesmos pegos na miçanga, que são as tilápias, matrinxãs, piaus, piaçus, redondos, resumindo, em qualquer local do lago, você pega na cortiça, tanto em arremessos longos no meio do lago, quanto nas varas de mão, próximas a margem.



VARAS DE MÃO


Uma coisa que facilita muito a pesca com cortiça próximo a margem é a ceva, pois atrai os peixes, fazendo com que eles ataquem-na, porque a cortiça, ao entrar em contato com a água, muda um pouco a coloração e fica parecendo uma verdadeira ração.

Uma dica para facilitar a pesca, é cevar um pouco mais que o normal, e depois que os peixes começarem a atacar, e acabarem com a ceva, jogue somente 3 pedaços de ração e coloque sua cortiça. O resultado será os peixes que comentei atacando e levando sua bóia para o fundo.


Na hora da fisgada, tome cuidado, pois normalmente o anzol da cortiça é pequeno, o que a dificultará, portanto fisgue rápido, pois o peixe "sacará" que não é ração, e acabará soltando.


DICA - se você não tiver ceva, "ponha" e tire a miçanga várias vezes, criando assim o barulho da ração caindo na água e atraindo os peixes.



Para molinetes e Carretilhas


Como você não pode jogar a ceva no meio do lago, necessitará de uma bóia cevadeira. A cevadeira é uma bóia com chumbo, que tem uma éspecie de copo, com alguns furinhos nas laterais em baixo. Quando está na água, o copo se abre, liberando a ceva, que você deve colocar no copo. Com o peso do chumbo da bóia, a cortiça afundaria, o que não é boa quando se está usando ração flutuante, a mais comum que é colocada na cevadeira.


DICA - No seguimento da linha, coloque uma bóinha de lambari, que manterá a cortiça flutuando.

Nenhum comentário: