terça-feira, 10 de março de 2009

Pesca de Tucunaré


O tucunaré é um peixe de grande importância para a pesca esportiva no Brasil porque além de ser encontrado em praticamente todo o país, proporciona uma enorme emoção, com arrancadas iniciais impressionantes e resistência que põe a prova o preparo físico dos pescadores que tentam capturá-lo.

As seis espécies mais importantes para a pesca esportiva são o Tucunaré Açu, Tucunaré Paca, Tucunaré Borboleta, Tucunaré Fogo, Tucunaré azul e o Tucunaré Amarelo. O maior tucunaré já pego, na modalidade de pesca esportiva, foi um Tucunaré Paca capturado aqui no Brasil, no Rio Negro, e pesou 12,25 Kg.

Ele pode ser pescado com iscas naturais, mas a verdadeira emoção está em pescá-lo com iscas artificiais, lançando a isca perto das galhadas, para onde ele sempre corre ao ser fisgado.

Exatamente por ser um peixe com uma corrida inicial muito forte e sempre correr direto para as galhadas, o equipamento deve ser sempre mais forte que o usado em outros peixes do mesmo tamanho, aconselhando-se o uso de varas de ação média ou médio-pesadas com linhas de 20 a 30 libras e manter a fricção da carretilha bem apertada.

Os tucunarés atacam iscas de fundo e de superfície, mas a emoção de ver um tucunaré “explodindo” na isca de superfície faz com que está seja preferida. Em locais onde existem tucunarés grandes deve se usar iscas grandes com garatéias 3x ou 4x.

Mesmo se o peixe perder o primeiro ataque mantenha a isca em movimento porque ele costuma atacar novamente, muitas vezes com a isca quase chegando ao barco.

Se você tiver condição de ir à Amazônia pescar em um dos barcos especializados em tucunarés vá porque a experiência é inesquecível, com excelentes pescarias efetuadas numa paisagem grandiosa que só existe por lá.

Leve pelo menos três equipamentos porque não é raro se quebrar uma vara no ataque inicial quando se ferra um monstro.

Uma dica de segurança importante é fechar as farpas das garatéias porque no caso de se fisgar ou fisgar um amigo não haverá socorro por perto e isso facilitará a retirada. Leve também um alicate potente que seja capaz de cortar as garatéias.

Acredite nesta dica de segurança, pois quando eu estive lá eu vi um pescador com duas garatéias 4x (com farpas) cravadas na cabeça e depois de cirurgia de emergência, feita no barco, o pescador foi apelidado de “Frank”, pois ficou parecido com o famoso monstro Frankstein.

As espécies mais importantes para a pesca esportiva:


1 - Tucunaré Açu

Habita a Região Amazônica e chega a ultrapassar 1 metro de comprimento e 15 Kg de peso. É amarelo-esverdeado com tons brancos e alaranjados no papo, manchas escuras e três listras verticais escuras bem definidas no corpo.

2 - Tucunaré Paca

Habita a Região Amazônica e chega a ultrapassar 1 metro de comprimento e 15 Kg de peso. É marrom escuro com pintas e manchas no corpo, como uma paca. Tem também três listras verticais não aparentes ou semi-aparentes.
3 - Tucunaré Borboleta

Habita a Região Amazônica e chega a 60 cm de comprimento e 4 Kg de peso. A sua cor varia do amarelo ouro ao amarelo esverdeado, com três manchas bem definidas, semelhantes a grandes ocelos e com contornos irregulares.
4 - Tucunaré Fogo

Habita o a Região Amazônica e chega a 60 cm de comprimento e 4 Kg de peso. A sua cor é uma mescla de tons marrom escuro e pintas escuras com manchas irregulares no corpo e listras escuras não definidas e pouco aparentes.

5 -Tucunaré Azul

Habita o rio Araguaia e o Tocantins e chega a 80 cm de comprimento e 7 Kg de peso. Possui o dorso azulado, corpo acinzentado ou azul-acinzentado com cinco ou seis listras verticais bem definidas. Foi introduzido nas represas hidrelétricas na região sudeste e sul com sucesso, mas com exemplares ainda pequenos

6 - Tucunaré Amarelo

Habita o rio Araguaia e o Tocantins e chega a 50 cm de comprimento e 4 Kg de peso. Possui uma variação de tons que vai do amarelo ouro até tons mais opacos e amarronzados, apresentando manchas escuras e / ou listras verticais bem definidas ao longo do corpo. É a espécie que melhor se adapta às temperaturas mais frias e está espalhado por todo o Brasil.
Próxima dica : PINTADO!









Um comentário:

Blog do Marcola Boqueirão disse...

Olá Zeca: A forma que estou postando foi ensinada p/m/filho, então como faço p/postar diretamente de as "dicas" pelo meu outro
http://www.marcaopescador.blogspot.com/