sexta-feira, 31 de julho de 2009

Lauri Rapala - O criador das famosas iscas artificiais


Vamos abrir outro tipo de postagem no blog, que mostrará as biografias das famosidades do nosso mundo de pesca.
Hoje será de Lauri Rapala, o criador de uma das iscas artificiais mais conhecidas do mundo.

Tudo começou com um garoto finlandes que tinha apenas dois "artefatos", um deles era uma faca e o outro era a fome, e como uma das únicas da região era peixe, e não tinha acesso a muitas iscas naturais, ele tinha de desenvolver algo diferente.

Uma outra coisa extremamente importante para Lauri era sua inteligencia e sua observação. Enquanto pescava e via outros pescadores pescando nas águas do lago Paijanne, da Finlandia, ele viu que os peixes maiores caçam peixes menores e de preferencia conseguem pegá-los mais facilmente se estiverem machucados.

Depois de 6 anos observando o comportamento dos peixes, Lauri concluiu seu "trabalho". Utilizando sua faca, e uma lixa, pegou madeira balsa e fez o formato da isca. Depois, com papel laminado, fez a cor da isca e com negativo fotográfico derretido, fez o revestimento protetor da isca.

Quando fez seu primeiro arremesso, viu que as ações eram intensas e os peixes com fome faziam "a festa" e quase sempre Lauri voltava pra casa com um trofeu.

Então a fabricação de iscas artificiais virou um negócio e Rapala acabou tirando proveito disso, comercializando as iscas.

Depois disso, o resto da história todos sabemos e se olharmos nas melhores lojas de pesca, veremos as melhores iscas artificiais do mundo a venda, para que nós, pescadores, podermos usá-las e ver que com esforço e dedicação pegaremos peixes.


De Zeca ao Fisgada Total

Um comentário:

www.youtube.com/mcnetchannel2010 disse...

Parabéns Zeca nota 10 seu BLOG...
Gostei muito de tudo garoto...
visite o meu também...
http://mcnetchannel.blogspot.com/
um grande abraço
Márcio Curi