sábado, 25 de julho de 2009

Montando um Aquário de água doce

Alguns aquas podem ser colocados em lugares extremamente incomuns como este abaixo

Outra nova ideia do Fisgada Total é ensinar a fazer aquários, para que o pescador veja o outro da moeda, o do peixe, e como ele interage, para que nós pescadores começemos a apoiar o pesque e solte.


Hoje, mostraremos o básico, como o aquario a ser escolhido etc...



Bom, pescadores e aquaristas, o principal é a escolha do aquario, que deve ser de um tamanho acessível, e se quiser manter o aquario por um bom tempo, faça com que as pessoas que moram com você estejam de acordo, pois isso, no futuro pode se tornar um problema.


Nestes aquarios podem ser colocados varios tipos de peixes, como pirararas, pirarucus, pacus, pintados e até arraias, basta só ter o espaço apropriado para isto e criar os peixes.


Depois, que as pessoas de sua casa estejam de acordo, basta escolher o aquario. O meu tem 200l, mas isto pode parecer exagero, mas é claro vai depender dos peixes que você pretende ter, então antes de comprá-lo, tenha uma ideia dos peixes que terá.

Por exemplo, como meu aquario é grande, tive a ideia de colocar peixes grandes, como meu tambacu que já alcançou 900 g.


Despois da escolha do aquario, devemos enchê-lo com água e esperar de 30 a 40 dias para poder colocar peixes para que um "ecossistema" se forme e para que os peixes possam sobreviver sem problemas.

Alguns devem estar pensando...Mas Por quê esperar mais de um mês para colocar peixes?

Isso é simples, porque senão, todos os peixes morrerão.


Enquanto a água fica descansando no aquario, deveremos comprar um filtro apropriado para a capacidade de água do aqua. Eu, partircularmente, optei por usar dois filtros, cada um que possa filtar metade do aquario, pois se um parar por algum motivo, terei outro que por algum tempo manterá os peixes vivos.


Recomendo que durante esse descando da água, que os novos aquaristas joguem comida no aquario, pois mesmo que pareça muito estranho, isso facilitará o crescimento das bacterias que auxiliam na formação do mini ecossistema.


O básico do básico é isso, mas há muitas coisas mais.


Aquarismo é interagir com a natureza, então aproveitem.


Abraços, Zeca

Nenhum comentário: