terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Alicate Pega-Peixe - Polêmica em Pesqueiros


O aclicate pega-peixe, ou boca grip, é um artefato que hoje, normalmente, quase todos os pescadores tem. Mas isso é um verdadeiro erro!

Eu, como pescador esportivo, tento deixar de lado o alicate o máximo possível, mas há alguns casos extremos, no meu caso quando eu vou pinchar.
Os pinchadores costumam rodar o lago arremessando a isca artificial em busca dos grandes peixes que habitam o lago. Nesse caso, não há como sair levando um puçá ( passaguá) e o alicate se torna necessário para tirar os peixes da água. Não é bom erguê-los, apenas fixar o alicate na boca deles e pegá-los pelo rabo, para não machucá-los.

Para a pesca com isca naturais, até por ser mais fácil tirar os peixes da água, tenha sempre um puçá de bom tamanho junto a você, pois o peixe pode ser grande e tirá-lo da agua é melhor com esse acessório.

Para carpas, caso só tenha o alicate, é melhor que você solte logo o peixe dentro d´água, pois elas tem boca muito fágil e ela pode arrebentar muito facilmente, assim como bocas de curimbas e matrinxãs.

Falando em matrinxãs, é necessário nunca, jamais, usar o alicate boca-grip! Meu irmão fisgou, em nossa ultima pescaria, a qual postarei o relato amnhã, e logo notamos que havia algo errado. Quando eu olhei a boca, ela estava, além de partida, toda destruída por alicates. E parece não ter sido apenas uma vez não!

Bom, hoje eu estou apenas tentando concientizar os pescadores do mal desse instrumento de pesca, que deve ser abolido de pesqueiros.

Para pesca com iscas artificias em rios, o alicate ajuda, mas não apenas como maneira de conter o peixe, mas como forma de segurança para a pescaria.

É muito importante que entendam isso!

Abraços

Zeca

Nenhum comentário: