domingo, 14 de fevereiro de 2010

Iscas Artificiais em Pesqueiros - Peixes de Couro


Sempre, como muitos devem saber, vou pescar em Pesqueiros de toda São Paulo e região. Uma coisa que sempre aparece em pesqueiros, é o fato dos pescadores conversarem sobre uma coisa, e quando ouço, isso logo me irrita.
Não dá pra falar que isca artificial não funciona em pesqueiro. Tá certo que os peixes são acostumados com ração, mas alguns nunca mudam seus hábitos verdadeiros...

O que mais me impressiona, é na verdade, peixes de couro entrarem em iscas artificias em pesqueiros, já que até nos rios não é fácil fisgá-los.

Nos pesqueiros não é tarefa fácil fisgar um peixe de couro, mas não é também impossível ferrar um gigante. Eu já tive a oportunidade de ver um pescador tirar com a isquinha, um impressionante pintado de 22 kg, isso na minha frente.
Eu já tirei pintados, o meu maior tinha 5 kg, mas já é bom troféu na pesca esportiva, pricipalmente se tratando de iscas artificias.

Os pintados, normalmente, atacam a isca com o rabo, e quase sempre a fisgada é efetuada e o peixe é fisgado por esse local. Mas nem sempre é regra, sendo que as vezes, o peixe é fisgado pelas costas, ou mesmo pela boca.

Cat-fishes também são peixes carnívoros e vorazes, que atacam fortemente as iscas artificias, e são fisgados, quase que sempre, pela boca, pois atacam de uma vez.

Um caso engraçado, foi meu pai, que com uma isca de 14 cm, uma Lola da Borboleta, fisgou um belo cat-fish de 4kg com a isca artificial pela boca, mas o peixe não somente atacou a isca com voracidade, como também engoliu sua parte de trás. Foi um sufoco pra tirar, mas o peixe foi liberado.

Uma coisa que choca bastante são as gigantes bufunas do rabo vermelho, as pirararas, que vira e mexe, entram nos peixinhos artificias com gosto, e descarregam os carreteis com uma vontade sem igual. Eu já fisguei duas com essa isca e a primeira, por ser maior, não dava pra tirar, já a segunda, com seus 6 kg, já brigou bem e entrou na isca pela boca, mas abriu uma de minhas garatéias...

Bom, se você quiser pescar peixes de couro com as isquinhas, não deixe de tentar arremessar próximo a margem, pois os alimentos desses peixes estão sempre lá.

Espero que vocês sejam praticadores dessa técnica, que sempre rende bons resultados.

Ah, e as iscas recomendadas são sempre de meia-água ou de fundo, com comprimento entre 6 e 16 cm, ou de cores tridimendionais ou então de cores mais escuras, essas que sempre são boas, mas nada impede que iscas mais claras ou menores sejam utilizadas.

Abraços e Boas Fisgadas!

Zeca Fisgada Total.

Nenhum comentário: