quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

PESCA DE CARPA NO CAPIVARI





Revisando alguns artigos escritos, notei uma pergunta de um companheiro de pesca, Patric, INDAGANDO sobre o assunto:Bem gostaria de informar á ele e aos demais interessados que existem vários pesqueiros na represa, em que se pode praticar esta pesca, entretanto, não é em todo local que se pode pescá-las, devido a quantidade enorme de troncos e galhos de árvores submersos, durante a formação da barragem o que certamente, causará o enrosco de anzois em especial os "chuveirinhos" geralmente utilizados. Desta forma, o mais adequado é pescá-las na superfície, montando o conjunto da seguinte maneira:


1) Na extremidade da linha, atar o chuveirinho numa pernada de linha de até uns 80cm;


2) Em seguida colocar uma boia de isopor de tamanho razoável, que corra solta na pernada e pare num girador de tamanho adequado, o qual, uma de suas extremidades será atádo á pernada.


3) Na outra extremidade do girador, antes de amarrar a linha do molinete ou carretilha, colocar um chumbo de umas 10 a 15 gramas que corra solto na mesma. Montando o conjunto desta forma o que irá ocorrer é o seguinte:


a)Ao lançar a linha na água, o chumbo colocado da maneira indicada, ajudará levar a isca numa determinada distância e depois afunda, formando uma espécie de "âncora.


b) A linha do molinete deve ser recolhida o suficiente para ficar relativamente esticada, tendo o chumbo como base neste processo;


c) A boia regulada na profundidade sugerida, ficará na superfície da água e a isca igualmente. Este sistema praticamente só funciona com carpas que prefiram massas como iscas, pois no caso da carpa capim, geralmente se usa "milho seco" colocado apenas em UM anzol, apesar delas terem preferência em comer no fundo.


OBSERVAÇÃO: Lembrar que as carpas de represas durante o dia, não se aproximam muito da margem, portanto, recomenda-se ficar "escondido" depois de lançar a linha na água.


Assim sendo, sugiro ainda, que peçam informações aos freqüentadores no pesqueiro escolhido para esta pesca, sempre haverá alguem disposto a colaborar. Marcão.

30/01/10
de Blog do Marcâo Tilápia - O Pescador

Nenhum comentário: