quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

PIRARUCU - PEIXE VERMELHO!!!


O pirarucu (Arapaima gigas) em tupi significa peixe vermelho, também conhecido como arapina, é encontrado nos rios da parte setentrional da América do Sul. É capaz de comer qualquer coisa. Nada nas águas rasas e sobe periodicamente à superfície para respirar. Trata-se de um dos maiores peixes de água doce, pode alcançar mais de 2 metros de comprimento e 120 kg. Possui uma bexiga natatória que utiliza como um pulmão, aproveitando o oxigênio do ar. Em época de seca ele é capaz de atravessar grandes distâncias em terra firme procurando água. O pirarucu possui um corpo comprido e cilíndrico, sua cabeça é achatada e as mandíbulas são salientes. É o maior peixe de escamas do Brasil. A pesca é feita com anzóis ou arpão. A língua do pirarucu é usada para ralar o guaraná e as escamas para lixar unhas. Defende seus alevinos recolhendo-os na boca. Sua carne, fresca ou salgada, é muito apreciada, tanto que atualmente já criado em pisciculturas.



Esse foi um dos maiores que ja peguei, mas so pesquei eles em pesque-pagues. Com esse tamanho na bacia amazônica são considerados filhotes.
Em pesqueiros eles são fisgados com salsicha, massa, artificiais...
Eu prefiro usar tipalias vivas de ate 8cm em uma pescaria de fundo, com a chumbada esferica correndo na linha, na ponta um engate de aço com anzol figando a isca no dorso...

AGUARDEM MATEIRA SOBRE OS PIRARUCUS DO CEARÁ!!!

3 comentários:

Thiago Tomcather disse...

Caara , não é arapina, é ARAPAIMA!
hahahahahaha

LoL!

Anônimo disse...

Erro de digitação acontece, mas o que conta é o conteúdo da metéria, por sinal, muito bom!

Boa matéria Leonardo!

Thiago Home Page disse...

Sim, isso é o que importa!
O cara é foda, olha o tamanho dos piras que ele pegou!