sábado, 27 de fevereiro de 2010

Robalo - O esportivo saltador prateado - parte 1

Trago aqui boas dicas de pesca de robalo, tanto o peva, como o flecha, as duas variedades mais procuradas entre os pescadores esportivos. Me desculpem os problemas com o layout.

O robalo pode ser encontrado em vários ambientes, como água salgada, água salobra e até agua doce, sendo capaz introduzí-los em aqários de água doce, mas é predominante de água salobra, que aparece nos canais.

Logo abaixo, uma foto de um robalo na pesca de rodada com amborê vivo




Características:

O robalo é um peixe predominantemente carnívoro, ou seja, come apenas peixes, principalmente vivos, ou então, pequenos crustáceos, como camarões e siris ou caranguejos.
A pesca do robalo, é considerada por alguns, a mais difícil entre todas, pois depende da maré, nível das águas, e cor da água, para que se fisgue algum belo peixe.
Vale ressaltar que esses peixes se alimentam por meio de sucção, ou seja, se alimentam "sugando" a presa.

Existem três modalidades que rendem belos exemplares, entre elas está a pesca de rodada, na qual garanti meu primeiro robalo. Abordaremos essas modalidades a seguir.

O robalo é um peixe bem guloso, então, não fique achando que isca pequena vai ajudar muito na pescaria, porque não vai.

Tem a cor cinza como predominante, e a linha lateral, o órgão sensitivo dos peixes, é bem visível, pois tem uma cor preta que passa desde o opérculo até a nadadeira caudal, o que é notável ao longe em um robalo. Acima dessa linha, a coloração é mais escura.
A boca desse troféu, e formada por uma placa óssea, que não tem nenhum dente saliente, apenas aquela espécie de lixa, presente nos tucunarés e nos bagres de água doce.

As duas variedades, o peva e o flecha são peixes bem esportivos que não se rendem facilmente e saltam de todas as maneiras tentando se livrar do anzol.
O peva, o menor, chega a até 8 kg e pouco menos de 1 metro de comprimento. Já o Flecha, pode ultrapassar os 20kg e mais de 1,20 de comprimento, esses, porém, são um tanto manhosos, já que por serem mais velhos, tem mais "experiênica", por assim dizermos.

Pesca com Artificiais

A pesca do robalo com iscas artificiais se dá de duas maneiras, que estão aqui abaixo:

Corrico:

O corrico é uma modalidade usada pra pegar quase qualquer predador que vova em um local acessível para essa modalidade.
Alguns canais, não tem estrutura para que essa pescaria seja realizada, pois o número de enrroscos submersos, não permite que iscas de meia água sejam utilizadas.

Caso isso ocorra, as iscas não devem chegar a profundidade dos enrroscos. Por exemplo, se as galhadas submersas estão na profundidade de 4 metros, você deve usar iscas que fiquem na profundidade entre 1,5metros e 2 metros, e que sejam adaptadas para essa modalidade.

Quando eu pequei na Bahia, nós optamos por outra modalidade, mas os outros pescadores utilizavam essa pesca e fisgavam muitos robalos, além, de é claro, caranhas, vermelhos, e até xáreus.

Vale lembrar que o barco deve ir a uma velocidade de até 5 nós, para que o robalo ataque com voracidade.

Recomenndo o uso de carretilhas de perfil baixo com linha multifilamento de 20lb até 30lb

Baitacasting:

Essa modalidade é uma das mais praticadas pelos pescadores de robalo.

Baseia-se em pescar com um conjunto de iaca artificial arremessando sempre onde é mais propício para ações dos peixes, no caso, estruturas.
Normalmente essas estruturas ficam na margem, e é lá que esses arremessos devem ser direcionados.

Podemos usar tanto iscas de meia água como de superfície, sendo mais provável que o robalo entre nas as de meia água, mas nada impede que os peixes queiram outras iscas.

Recomendo, nos plugs de superfície, iscas que fazem bastante barulho, como hélices, poppers, ou então os sticks, nas quais os peixes pegarão na afundada característica dessa isca.
Já as de meia-água, são recomendadas iscas que tenham um tamanho adequado para os peixes, ou seja, não passem de 14 cm de comprimento.

Lembrando, que vai depender da cor da água, da maré, e da pressão atmosférica o robalo porderá ficar bem manhoso e por isso, a observação desses fatores antes da pescaria é essencial.

O uso de carretilha de perfil baixo para exemplares menores não atrapalha, mas, para os gigantes, o essencial é utilizar carretilhas de perfil redondo.

Jigging -

Essa pescaria também é muito praticada, pois, normalmente, se o peixe estiver no fundo, vai atacar essas iscas com voracidade.

Essa pesca é feitas com jigs e metal jigs, e para trabalhar essas iscas, o ideal e dar pequenos toques de ponta de vara, pra cima e pra baixo. Fazendo isso, a chance de fisgar um belo robalo é bem grande.

Mas o peixe deve estar no fundo, senão não funcioanará.

Também, como se trabalha um jig, você poderia usar um camarão artificial, mas o trabalho também pode ser feito um pouco diferente, já que você pode soltar a isca na correnteza, deixar descer alguns metros e depois dar dois toques para trás e deixar is denovo. Depois de umas 3 vezes dando os toques, recolha um pouco a linha.


Bom, espero que tenham gostado da matéria e que a mesma ajude vocês a fisgar belos exemplares. Amanhã a segunda parte da matéria especial. Me escupem os problemas com layout, já estamos resolvendo

Abraços

Zeca

2 comentários:

Thiago Home Page disse...

O layout é simples é só dar ctrl+a e colocar as letras no tamanho "normal", na caixinha de tamanhos de letra.
As vezes dá estas loucas no blogger!

Anônimo disse...

Opa, vlw Thiago, ajudou bastante! já arrumei!