sexta-feira, 12 de março de 2010

Anzois - Quais Usar e quais tamanhos - parte 1

A pedido do leitor Fabiano, vou postar uma matéria bem legal sobre os anzois usados nas pescarias, tanto de água doce como água salgada.

Hoje, temos a primeira parte da matéria, que vai tratar sobre os anzois para os pesqueiros. Nessa perte, temos 3 modalidades e os anzois utilizados. Amanhã, algumas fotos e videos, que foram feitos durante uma pescaria minha em um grande Pesqueiro de São Paulo.

Primeiramente, o uso do anzol depende muito da pescaria a ser feita. Ou seja, o tamanho, formato, e inclusive a cor e a resistência do anzol, dependem da modalidade.
Vamos ressaltar os principais itens dessas modalidades dos pesqueiros

PESCA DAS ISCAS VIVAS

Se você vai pescar com isca natural viva, temos de primeiro pegar a isca, então, usamos o chamado anzol mosquito.
Esse é o menor anzol encontrado no mercado e pode ser adquirido nos tamanhos desde 2 até 14, o menor de todos.
Eu comprei esses anzois e eles não me decepcionaram, sempre rendendo bons lambaris na ponta de linha.

PESCA COM ISCAS VIVAS

Quando sua isca é viva, a história é outra, já que a pescaria é mais pesada.

Normalmente, essa pescaria visa grandes peixes esportivos, sejam de escamas ou de couro, como é o caso do pintado, da pirarara e dos dourados e tambacus de pesqueiros.

Eu costumo usar um anzol de 3/0 até 8/0, sendo este bem reforçado e de haste longa, pois peixes com dentinção forte, como Pacus, Tambas e bons Dourados, podem facilmente romper a linha. Também, nessa pescaria, é indispensável o uso de empate de aço. Não compre anzoi que você achar que são puco resistentes.

Alguns utilizam o anzol wide gap(robaleiro) para essa pescaria, mas eu absolutamente, não recomendo.

Você pode pescar tanto no fundo, como na boia, tanto na margem como no meio do lago.De nada o lugar importa muito, apenas vale que você vai pegar peixe.

Não temos uma melhor marca, apenas veja se o anzol é de boa qualidade e se ele é resistente o bastante.


PESCA COM MIÇANGAS:

Essa é uma das pescarias mais praticadas em pesqueiros. Consiste em jogar ceva com uma boia cevadeira em algum local do lago, pra que isso atraia peixes, e, consequentemente, você consiga pescar.

Como é uma pesca de miçangas, temos que ressaltar que o anzol deve ter uma curvatura a ponto de que, a miçanga não saia do anzol no arrmesso, que são muitos.

Eu costumo utilizar, como anzol, o wide gap e o marsureigo, dois excelentes anzois, mas que abrem facilmente, então, verifiquem se o aznol não é mixuruca.
Também um, bastante utilizado, é o circle hook, mas nesse anzol, você não fisga o peixe, você apenas estica a linha e ele se fisga sozinho.

Bom , por hoje, é isso, mas amanhã temos muito, muito mais!

Abraços

Um comentário:

Diogo Grosselli disse...

anzol que pega peixe sem prescisar "chasquear" e com missanga?????????