terça-feira, 16 de março de 2010

Cotas de Captura - Quem Não Respeita, Tem Problema

Hoje, aqui no blog, vamos falar um pouco sobre a preservação dos rios brasileiros, e principalmente das cotas de captura, que são medidas que mostram qual o tamanho minímo para o peixe ser embarcado.

Basicamente, essas cotas são estabelecidas pelo IBAMA, e visam todos os rios brasileiros, com o intuito de preservar as espécies dos peixes. Quem não respeita, pode levar, desde uma multa, até uma prisão.

Vejamos um pouco da lei das cotas de pesca:

Art.6º O limite de captura e transporte por pescador amador é de 10 kg (dez quilos) mais 01(um) exemplar para pesca em águas continentais, e 15 kg (quinze quilos) mais um exemplar, para pesca em águas marinhas e estuarinas.

§ 1° Fica proibido ao pescador amador, em todo o território nacional, armazenar e
transportar pescado em condições que não permitam sua identificação, sem cabeça, nadadeiras, escamas ou couro, ou em forma de postas ou filés.

§ 2° Peixes com comprimento total maior ou igual a um metro (100 centímetros) podem ter a cabeça separada do corpo desde que as duas partes (corpo e cabeça) estejam em condições que permitam sua identificação.

§ 3° O pescado deve ser armazenado em local de fácil acesso à fiscalização.


Mas muitos dizem que essa lei deve mudar, já que esse é um número de pescado muito alto para a preservação.
Também, outra coisa que irrita, é que, além da falta de fiscalização, temos o fato de que os fiscais, chegam, as vezes, a receberem dinheiro, em troca da não denúncia. Isso é lamentável.

Alguns peixes, como o Black Bass, ou a truta, que não são nativos do Brasil, não tem cotas de captura e muitas vezes, por essa razão, o pescador não respeita e acaba levando pra casa o peixe.

Ora, basta apenas a nós, pescadores, preservar, para que, nossos netos, possam no futuro, pescar esses peixes.

Um belo caso de preservação, são os peixes do Paraguai e da Argentina se comparados aos do Noss Paranazão, o rio. No lado dos hermanos, temos pintados de mais de 50kg, já aqui, no nosso rio, os peixes não passam de 20kg, e quando chegam a isso já são abatidos.

Bom, era isso somente que queria discutir, pois fiquei indignado com muitos fatos que ocorrem.

Abraços

Nenhum comentário: