quinta-feira, 4 de março de 2010

Iscas Vivas - Quais Usar em Pesqueiro?

Eu já escrevi alguns artigos aqui no Blog, sobre iscas artificiais, e agora, pra hoje, preparei uma bem legal postagem sobre as iscas viva ideais para os pesqueiros.

Pra começar, essa pescaria pode ser realizada apenas com intuito de pegar predadores, como matrinxãs, dourados, peixes de couro, e etc...
LAMBARI/TILAPINHA

Vamos iniciar, pela isca viva que a maioria dos pescadores usam, o lambari.
Esse peixinho, que variao comprimento entre 5 cm e 12 cm, são peixes de uma pescaria rápida e esportiva, pois atacam principalmente minhocas, pequenos insetos que caem na água, por isso é fácil fisgá-los.

O lambari sobrevive bem quando iscado, mas deve ser ressaltado que ele sobrevive a apenas 2 arremessos no máximo, mas com a recolhida, o ideal é que ele fiqe no meio do lago.
Pode ser iscado pelas costas ou pelo meio, mas eu prefiro a segunda opção, mas você deve saber iscar, para que o anzol não atinja a coluna do peixe.

Sempre rende mais peixes de escamas na superfície, e entre as espécies estão matrinxãs, dourados e as vezes, se o pesqueiro tiver, um tucunaré.
No fundo, pintados, pirararas e até traíras acham o lambari um prato cheio. E vale lembrar que nada impede que os peixes de couro peguem na superfície e os peixe de escamas no fundo

A tilapinha é quase a mesma coisa que o lambari, mas é mais facilmente encontrada e sobrebive a mais arremessos e não diminui o número de capturas. É uma boa isca em geral, mas não recomendo seu uso com linhas finas, pois ela pode carregar um pouco a linha.

TUVIRA

Essa isca viva é muito usada em rios.E agora, está sendo usada em pesqueiros, e com bons resultados. É um peixe que se assemelha a uma moréia, mas é diferente, bom não sei direito...
É encontrada a venda em algumas cidades, com específicos vendedores, que as vezes, cobram um absurdo para tê-las, mas vale apena, já que fisgá-las é quase impossível, ainda mais em pesqueiros.

Para iscá-las, o ideal, em pesqueiros, é iscá-las pelas costas, já que não há necessidade de fazê-lo como nas pescaria de dourados. Ela também pode ser iscada pela narina, mas o ideal é mesmo pelas costas, pois o movimento é melhor e atrirá o peixe.

Outra coisa muito interessante, é uma técnica que averiguei num pesqueiro. Uma técnica que concerteza renderá bons exemplares, como as pirararas. É muito fácil e ajuda a não perder tuviras. Se o peixe morrer, pegue uma vara apenas com anzol direto na linha ou com uma pequena chumbada, e vá passando por onde temos as esquinas do lago, ou onde o barranco ainda está preservado e passe e linha com a tuvira por la, dando pequenos toques, como se fosse mesmo uma tuvira viva. O resultado é fatal.

MINHOCOÇU

Outra isca viva, que apesar de não ser um peixe vivo, sempre rende bons exemplares. O minhocolçu é criado, muitas vezes em cativeiro e é muito usado para espécies brigadoras, que veremos a seguir.

A iscagem é simples, pois o minhocoçu, é na verdade, uma minhoca grande, e então, a iscagem dele pra minhoca normal nada muda.

Na superfície, com um chicote entre 40 cm e 2 metros, fisgamos principalmente, peixes redondos, como pacus, tambaquis e tambacus.
Já no fundo, rende as melhores capturas de pintados, e principalmente pirararas, a bufona do rabo vermelho.


Bom, essa foi a dica de hoje, amanhã tem mais, já que estou estudando muito para as provas, não tenho muito tempo de postar, me desculpem...

Um comentário:

Thiago Home Page disse...

o ex-marido da minha tia tinha um rancho no paranazão.
Lá, com as tuviras, já tiraram pintados de + 50 kg, bagres enormer, douradões.
Isso na década de 80, hoje no lado brasileiro do rio, é quase impossível pescar estes peixes com este porte :/