sexta-feira, 30 de abril de 2010

Pescaria no Mato Grosso- Felipe e seu jaú de 47kg!

Temos um belo relato de nosso leitor Felipe, que vai nos contar como foi sua pescaria no Mato Grosso do Sul. É isso aê, garoto!
_________________________________________________________
Bom, fui para o mato grosso do sul em porto Murtinho realizar uma pescaria no rio Paraná.Depois de um dia inteiro de viajem chegamos a noite no ponto da pescaria.Compramos os equipamentos necessários e fomos pra o hotel.

No outro dia cedo não perdemos tempo e subimos o rio as 6 da manha.A pescaria começou fraca com algumas piraputangas, pacu, piranhas e resolvi trocar a isca.Montei um equipamento pesado, carretilha marine sports perfil alto com linha 1.0 mono filamento um alzol /08 e um encastoado de 30 cm.A isca foi minhocoçu junto com um peixinho chamado juji.

Quando vi senti um puxão e vi que era finalmente um peixe de respeito na linha, fisguei.O peixe levou muita linha ate que ele cansou, eu fechei a ficção e comecei a puxa-lo.Fiquei trinta minutos com o peixe, cansei muito e passei a vara pro meu irmão, ele cansou e passou a vara para o pirangueiro a hora q o peixe estava cansado ele passou para mim, eu pranchei o peixe e o pirangueiro falo q era um jaú.Enquanto eu estava tirando o jaú meu irmão começa a briga com outro jaú mais era maior que o meu.eu tirei o meu e ajudei a tirar o do meu irmão.O jaú do meu irmão deu 53 kg e o meu deu 47 kg.

Agora veja os peixes q pegamos:
















quinta-feira, 22 de abril de 2010

Tio Oscar- Pescaria no Feriado? Só se tiver tambão...!

Em plena quarta-feira, resolvi ir ao Pesqueiro Tio Oscar, mesmo sabendo que, pelo feriado de Tiradentes, eu provavelmente não acharia um local pra pescar.
Bom, minha previsão estava certa. Eu rodei o lago todo, mas só tinham lugares no canto do lago, mas eu queria ver se engatava algum baguá, e naquele local, é um pouco difícil.

Como todo brasileiro, fui insistente, não desisti e achei um lugarzinho, lá na parte funda, mais precisamente, onde meu pai engatou o tamba de 35kg.
Eu dei alguns arremessos, mas a linha enrroscava a de alguem toda a hora. Resolvi esperar amaioria dos pescadores sairem e entao, quando já eram 3 da tarde, começei a pescar de verdade.

Resolvi, pelos resultados de minha ultima pescaria, utilizar boia cevadeira com chicote de 60cm e ração na pinga.
No meu terceiro arremesso,por sinal muito bom, a boia só correu de lado e eu fisguei. Uma corrida muito forte denunciava um grande peixe na linha. Foram 40 minutos de briga na vara Striker e na carretilha calypso com linha 0,40mm, mas eu consegui, em fim, arrancar o baguá da água.
Depois de pesado com a balança digital de até 50kg da MS de um colega pescador, foram marcados 20,300, menos o puça, ele tinha mais ou menos 20kg.
Aqui está ele:
Fiz o mesmo sistema de arremesso. Dessa vez, a boia abaixou mais rapidamente e um belo tambinha veio pra foto.
Vale ressaltar que fisguei mais de 30 desses de até 3kg, mas eu nem tirei fotos, apenas tirei desse daqui pra mostrar o tamanho para voces:

Aqui duas fotos de pescarias anteriores, com fotos de um tamba de 6kg no beijinho de fundo e 1 de 10kg na ração na pinga. Essa pescaria foi feita no domingo, dia 18/04.
Vejam as fotos:( esse primeiro é o de 10 e o segundo é o de 6kg)

Bom pessoal, espero voltar logo nesse excelente pesqueiro em Mairinque. Logo mais, trarei dicas de como chegar nesse pesqueiro, enfim, trarei várias informções uteis para o amigo pescador!

Abraços

sábado, 17 de abril de 2010

LULA PESCANDO EM SABIAGUABA, FORT-CE

SERA QUE É O LULA MESMO???

PARA QUEM NÃO SABE ESSE É AROLDO BARROS, PESCADOR DE FORTALEZA AMIGO NOSSO LA DO PESQUE-PAGUE RAIZES QUE FOI FLAGRADO PESCANDO EM SABIAGUABA E CONFUDIDO COM O PRESIDENTE!!!



para saber mais acessem o nosso blog!!!

www.anglerfishteam.blogspot.com

sexta-feira, 16 de abril de 2010

INVENTANDO


Ola Amigos Tilapeiros e Pescadores em Geral!
Já fáz alguns dias que escrevi o último artigo neste blog, andei sem inspiração e assunto, então, um companheiro que acessa os foruns que participo, me mandou um email, falando como pescam tilápias na Represa de Furnas, mais precisamente sobre o equipamento que usam.
Por outro lado, tenho outro amigo pescador, apelidado de MOSQUITO,(ele é baixinho e magrinho) e frequentamos o Pesqueiro Santa Cecília, que tambem fez uma modificação nas suas varas de pesca, ou seja:
Adaptou uma carretilha na vara telescópica de mão, fazendo com que a linha, passe pelo interior da mesma e a montagem dela, é do modo tradicional(pena de madeira, chumbo e anzol).
A vantagem deste sistema é que pode-se usar linha fina (20mm), pois no caso de pegar um peixe grande, pode brigar com o mesmo até cansá-lo, pois tem linha sobressalente no carretel da carretilha.
Á Propósito disto, numa ocasião, ele fisgou uma tilápia de 4k, no pesqueiro acima e ficou uns 30minutos brigando, até ela que cansou, então, ao retirá-la da água com seu passaguá, na hora de levantá-lo, o mesmo quebrou, entre o cabo e o coador, mais conseguiu num movimento rápido puchá-lo para margem e assim a capturou.
A única coisa que vejo atrapalhar é quando a linha que passa no interior da vara prende nas emendas, mais com "jeitinho e cuidado" sana-se o problema.
Como sempre tive vontade de inventar alguma coisa semelhante e depois da informação do amigo da Represa de Furnas, resolvi montar uma vara telescópica, adaptando na mesma, molinete e assim o fiz.
Claro que poderia comprar uma vara pronta e um molinete, mais pesquisando os preços na internet, o conjunto mais barato que achei, tinha o incoviniente da vara ser muito curta. As varas maiores, somadas ao valor do molinete, ficava muito caro.
Considerando que tenho umas 40 varas telescópicas de mão, resolvi utilizar 5 delas e montar os conjuntos, então:
a) Selecionei aquelas de comprimento de 3,60 metros;
b) Retirei a ponteira original, de forma que elas ficaram com 3,00metros;
c) Como passadores, usei "olhos" de anzóis, então comprei os da Marine Sport 10/0, cujo olho tem aproximadamente 5mm. Cortei sua haste num tamanho de =ou- 2 cm e fixei-os, sendo um no interior da primeira emenda, mais tem um porem:
" Foi preciso cortar esta emenda, até que a grossura da haste, coubesse no interior da mesma, depois colei com super-bond e na seqüência, firmei passando uma linha fina de poliester, de forma que ficou "bem preso" pois tornei a colar com este adesivo.
d) Nas demais emendas, fixei a haste de cada anzol externamente, com o mesmo processo acima, com a vantagem da linha tambem passar por dentro do olho e externamente.
e) Para fixar o molinete, poderia fazer o mesmo, porem achei mais fácil fixá-lo com fita isolante adesiva e resolveu a qüestão.
Minha preocupação alem de economizar, estava ligada ao peso que o conjunto ficaria, então, optei em comprar micro-molinetes. Comprei dois e como já tinha outros treis, deu para montar os 5 conjuntos.
No geral, gastei em tôrno de R$100,00( molinetes, linhas, anzóis, adesivos, fio de poliester,etc), entretanto, se fosse comprar as varas e micro molinetes, com certeza gastraria perto de R$ 300,00.
Deu um pouco de trabalho montar estes conjuntos, mais ficou "parecido" com os conjuntos comprados.(Vide foto anexa).
Agora, só preciso testá-los, apesar que agora, minhas "queridas" tilápias, em razão do nosso clima FRIO aqui de Curitiba, estão "manhosas" e está difícil de pegá-las, mais não custa tentar as carpas, etc.
f) A montagem da linha é de acordo com o processo tradicional acima mencionado e em caso de fisgar algum peixe grande, a briga será conforme já citada.
Se alguem quiser maiores esclarecimentos, já sabem, estou na área.

Marcão.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Trago aqui um excelente exemplo de Pesca no mar. Vale lembrar que vocês verão alguns peixes sendo embicheirados, ou seja, passarão o bicheiro neles, mas isso é normal, ainda mais se tratando de pesca no mar.
Os peixes que aparecem nesse video são: Dourados, Wa-hoo e um olho de boi( que acaba não sendo embarcado inteiro)
Vejam:

Avaliação - Carretilha Lubina GTO 8000 da Marine Sports


Leitores do Blog, esta semana, adquiri um carretilha que esta dando o que falar no mercado, A Lubina GTO 8000 da MS. Só não confundam ela com a Lubina Gto by J. Hoffman, que tem outra cor( é preta)

Essa é uma carretilha de perfil baixo que saiu no mercado não faz muito tempo e vou avaliá-la para vocês pescadores saberem porque escolhe-la ou não escolhe-la na hora de ir pescar.


PERFIL-

Essa carretilha é bem bonita, tratada com uma cor de prata em seus detalhes. Carretilha de perfil baixo, sendo muito utilizada para a pesca de arremesso com boias em pesqueiros.
Tem capacidade de 110 metros de linha 0,37 de monofilamento, mas eu coloquei 210 metros de linha 40 lb de multifilamento, ou seja, da pra tirar tambas de até 40 kg com essa linha se bem trabalhada a carretilha!
NOTA P/ O PERFIL: Boa carretilha, por mim, uma das melhores já feita pela MS. Darei uma nota 8,00.


INTERNO -

Essa carretilha tem uma marca registrada das carretilhas de perfil baixo da MS, o freio tem dois sitemas de trava. Um de regulagem por número, que fica do lado oposto a manivela da carretilha, e o tradicional freio comum, que fica no lado da manivela. Isso ajuda bastante no arremesso e para os iniciantes na pesca de carretilha.
Outro ponto muito bom desta carretilha é o fato de que a fricção dela é extremamente forte e pode travar tudo que conseguir, a ponto de poder rebocar um peixe grande que quer correr para o enrrosco. Isso ajuda muito em pescaria de peixes de couro em pesqueiros( lembre-se que essa carretilha não é recomendada para isso, mas se você quiser correr o risco...)
Só tem um problema: ela não arremessa longe que nem outras carretilhas para a pesca com cevadeiras. Apesar de arremessar longe, ela foi feita para a pescaria de tucunarés com iscas artificiais, e por isso, seu arremesso é um pouco limitado, mas está valendo.
NOTA P/ O INTERNO - Apesar de ser extremamente boa em tudo, seu arremesso é um pouco limitado então, darei nota 7,00

GERAL-

Bom,esta carretilha realmente é uma das melhores de perfil baixo do mercado, e por isso, merece uma boa nota, pois seu acabento, a final, tudo é feito corretamente e só o arremesso, que é a pior parte, não deixa nada a desejar.
NOTA P/ O GERAL- Essa carretilha é boa mesmo, derei uma nota 7,5 pra ela, pois é uma das melhores do mercado de perfil baixo.

É leitores, estão vendo? Essa carretilha merece atenção na hora de comprar! Aproveitem ela entes que comprem tudo!!

Abraços!

Blog Parceiro - Portal da Pesca

Tenho a felicidade de informar que temos um parceiro de blog, seu nome é Diego e acesse o seu blog clicando nesse link:

http://oportaldapesca.blogspot.com/

Abraços

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Frio - Onde Pescar?

Trago aqui algumas dicas de o que fazer se o clima está frio, porque, acredito que esse seja o medo de todo o pescador, mas eu ajudarei a vocês.

Primeiramente, devemos, no caso dos pesqueiros e rios, sempre procure um lugar que seja mais quente que sua cidade, e que, no caso, tenha um bom ponto de pesca com espécies que se movimentam e peixes de couro, porque esses peixes são mais ativos que os de escamas no frio.

Recomendo, no frio, que no caso, está começando a aparecer agora, que todos que puderem, pensem numa pescaria de tucunarés com iscas artificiais em rios e açudes do Nordeste e Norte do Brasil, porque estes locais sempre propiciam boas pescarias e a emoção está garantida

Nos pesqueiros, devemos, sempre procurar locais mais quentes, pois os peixes, como em todo o lugar, preferem que o clima esteja mais quente, e assim sobem mais na superfície pra se alimentar e fica mais fácil fisgá-los.
Nessse locais, o jeito é deixar de lado um pouco a pesca com cevadeira e arrumar a pesca com boia Torpedo com massas doces, como beijinho e outras carnívoras paraos tambas.
Algumas espécies, como carpas e tilápias, ainda ficam muito ativas no frio e é bom sempre tentar fisgá-las


Nas represas de São Paulo, eu sempre ouvi falar de uma pescaria que rende bons resultados:
A de Black Bass. Isso mesmo, esse peixe saltador esverdeao, sempre costuma proporcionar boas brigas na ponta de linha mesmo no frio.

Bom amigos, amanhã, eu postarei mais dicas sobre essas pescarias no frio!

Abraços a todos!

sexta-feira, 9 de abril de 2010






eae galera to na area ! vamos la vou tentar fazer uma postagem a todos os seguidores do blog do zeca.
estes tempos atras fomos eu e meu amigo lucas no pesqueiro boitupesca localizado aqui no interior de sao paulo na cidade de boituva. Nosso objetivo eram as pirararas mas acabaram saindo alguns tambas . cheguei na parte da tarde e arremessei uma vara com um molinete com linha 0.50mm para segurar as piras visto que neste tanque há enrroscos e as pirararas costumam se enrroscar por la. segue as fotos desta pescaria.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

COMO ESTÃO AS PESCARIAS



Olá companheiros deste blog:
Meu amigo Zeca me provocou, ao comentar em um de meus artigos, como estão as tilaponas do Capivari e a respeito dos Black-bass:
Das tilápias, posso afirmar que a coisa tá russa, então esta semana não fui ao Capivari, porem, para não perder o costume, fui em busca das mesmas no Pesqueiro Santa Cecilia, que são cavas de areia, próximo de minha casa, em São José dos Pinhais-RM de Curitiba. De segunda até quarta feira, somente lavei o milho usado como isca. Aliás, lá é assim mesmo, só assisti alguns amigos tilapeiros, fisgarem alguma. Então, diante da ceva que joguei naqueles dias, finalmente na quinta feira, fui brindado, peguei UMA SOMENTE, mais passou de quilo. Considerando que hoje é sexta feira santa e por tradição não se come carne, dá para voces imaginar qual o destino da mesma, certo?
Com relação ao black, esta não é minha área,porem,prometo que na próxima semana, vou tentar a sorte outra vêz lá no Capivari e quem sabe possa colher informações á respeito.
No mais, aproveito a oportunidade, para desejar á todos uma FELIZ PÁSCOA.
Marcão.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

MAIS UM ABSURDO...

Meu caro Zeca:
Claro que o assusnto que mais nos interessa, são as pescarias, entretanto, acho que o meu e o seu BLOG, devem servir como fonte de informação de outros assuntos que nos interessam não só como pescadores, mais acima de tudo como brasileiros, assim sendo, como recebi o email abaixo, creio ser meu dever, ou melhor obrigação, repassá-lo para que outros possam avaliar e com certeza "se indignar"como eu...Então, lá vai....https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEglAWo7nJTc-EZfmajfwlfJQQXS0OY_HlZbi9HyaYy-IyOsbPnxrhP2HKlcb0sAWiEdtB1iSMGHsr6j6thb6fZugbxtXqsAQZpXDNTVVvMGMEWLRUHF1DCW94TS_d3FG5NXTon37rlzIik/s400/FIM+DO+MUNDO+11.jpg


Prezados,



Encaminho um artigo para leitura e eventual publicação.



Atenciosamente,

Agência de Notícias do Terceiro Setor







Mundo Desigual - Por Planeta Voluntários

"O maior assassino do mundo e a maior causa de doenças e sofrimento ao redor do golfo é… a extrema pobreza."

Desigualdade Social

21 países retrocederam em seu Índice de Desenvolvimento Humano, contra apenas 4 na década anterior. Em 54 países a renda per capita é mais baixa do que em 1990. Em 34 países a expectativa de vida ao nascer diminuiu, em 21 há mais gente passando fome e em 14 há mais crianças morrendo antes dos cinco anos;

No Brasil, 10% brasileiros mais pobres recebem 0,9% da renda do país, enquanto os 10% mais ricos ficam com 47,2%. Segundo a Unicef, 6 milhões de crianças (10% do total) estão em condições de “severa degradação das condições humanas básicas, incluindo alimentação, água limpa, condições sanitárias, saúde, habitação, educação e informação”.

A pesquisa ainda mostra que 15% das crianças brasileiras vivem sem condições sanitárias básicas. As áreas rurais do Brasil concentram a maioria das crianças carentes, com 27,5% delas vivendo em “absoluta pobreza”.

Segundo a OIT, os dados de trabalhadores domésticos infantis é espantoso: no Peru, 110 mil; no Paraguai, 40 mil; na Colômbia, 64 mil; na República Dominicana, 170 mil; apenas na Guatemala, 40 mil; no Haiti, 200 mil; e no Brasil – o campeão de trabalho doméstico na América Latina e talvez no mundo – 500 mil.

. Com 53,9 milhões de pobres, o equivalente a 31,7% da população, o Brasil aparece em penúltimo lugar em termos de distribuição de renda numa lista de 130 países. É o que mostra estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, divulga hoje em Brasília.

Das 55 milhões de crianças de 10 a 15 anos no Brasil, 40% estão desnutridas. 1,5 milhão entre 7 e 14 anos está fora da escola. A cada ano, 2,8 milhões de crianças abandonam o ensino fundamental. Das que concluem a 4ª série, 52% não sabem ler nem escrever.

Mais de 27 milhões de crianças vivem abaixo da linha da pobreza no Brasil, e fazem parte de famílias que têm renda mensal de até meio salário mínimo. Aproximadamente 33,5% de brasileiros vivem nessas condições econômicas no país, e destes, 45% são crianças que têm três vezes mais possibilidade de morrer antes dos cinco anos.

A cada 12 minutos, uma pessoa é assassinada no Brasil. Por ano, são registrados 45 mil homicídios no País. No entanto, a probabilidade de um assassino ser condenado e cumprir pena até o fim no Brasil é de apenas 1%.

O Brasil é, segundo a ONU, o país onde mais se mata com armas de fogo. Todos os anos são mortos 40 mil brasileiros;

1,9% do PIB brasileiro é consumido no tratamento de vítimas da violência;

A Aids já deixou mais de 11 milhões de órfãos na África; o devastador avanço desta doença fará com que, em 2010, pelo menos 40 milhões de menores em todo o continente tenham perdido pelo menos um de seus pais, segundo a UNICEF. A cada minuto, uma criança morre de AIDS.

Mais de 1,1 bilhão de pessoas não têm acesso à água potável no planeta, segundo dados da ONU. Outros 2.4 bilhões não têm saneamento básico. A combinação do dois índices é apontada com a causa de pelo menos 3 milhões de mortes todo ano. Um europeu consome em média entre 300 e 400 litros diariamente, um americano mais de 600 litros, enquanto um africano tem acesso a 20 ou 30 litros diários.

Um em cada seis habitantes da Terra não tem água potável para beber e dois em cada cinco não dispõem de acesso a saneamento básico.

Até 2050, quando 9,3 bilhões de pessoas devem habitar a Terra, entre 2 bilhões e 7 bilhões de pessoas não terão acesso à água de qualidade.

A fome no mundo, depois de recuar na primeira metade dos anos 90, voltou a crescer e já atinge cerca de 850 milhões de pessoas. A cada ano, entram nesse grupo mais 5 milhões de famintos.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que 160 mil pessoas estão morrendo por causa do aquecimento global, número que poderia dobrar até 2020 - contabilizando-se catástrofes naturais e doenças relacionadas a elas.

Além da morte, a desnutrição crônica também provoca a diminuição da visão, a apatia, a atrofia do crescimento e aumenta consideravelmente a susceptibilidade às doenças. As pessoas que sofrem de desnutrição grave ficam incapacitadas de funções até mesmo a um nível mais básico.

Muitas vezes, são necessários apenas alguns recursos simples para que os povos empobrecidos tenham capacidade de produzir alimentos de modo a se tornarem auto-suficientes. Estes recursos incluem sementes de boa qualidade, ferramentas adequadas e o acesso a água. Pequenas melhorias nas técnicas de cultivo e nos métodos de armazenamento de alimentos também são úteis..

Muitos peritos nas questões da fome acreditam que, fundamentalmente, a melhor maneira de reduzir a fome é através da educação. As pessoas instruídas têm uma maior capacidade para sair deste ciclo de pobreza que provoca a fome.

Fontes: Documentos internacionais, principalmente da ONU, UNICEF, OMS, FAO e UNAIDS.

Por: Marcio Demari / Diretor Presidente do Planeta Voluntários - Brasil