domingo, 11 de outubro de 2009

Especial Redondos - parte 1

Hoje o Fisgada Total vai resolver a duvidas de muitos pescadores vamos explicar qual são as reais caracteristicas de cada redondo.


O primeiro será o pacu comum.


Muitas pessoas quando pegam um redondo , logo falam que é um pacu mas não é bem assim.
O pacu tem caracteristicas especificas que o diferenciam dos outros e são essas caracteristicas que falaremos hoje.
A característica básica é o tamanho, já que em pesqueiros, o Pacu não passa de 6 kg. Outro básico é que como todos os redondos, ele não se reproduz em pesqueiros, então engana-se quem acha que pegou um alevino de Pacu (já vi isso acontecer diversas vezes).
As características básicas do pacu são:


Peixe de escamas; corpo romboidal e comprimido. A coloração é uniforme, castanho ou cinza escuro; o ventre é mais claro, amarelado quando o peixe está vivo. Os dentes são molariformes. Alcança cerca de 50cm de comprimento total.


Aqui vai uma foto de um pacu:






O segundo é a patinga, um cruzamento híbrido de Pacu + Pirapitinga, que mostraremos a seguir. Só pode ser encontrada em pesqueiros, e é facilmente diferenciada de outros redondos, pois sua nadadeira anal é alaranjada. Tem as mesmas características do pacu, mas raramente ultrapassa 8 kg, isso apenas em casos muito raros.

Aqui uma foto de uma delas:

Agora, mostrarmos o cruzamento híbrido mais conhecido nos pesqueiros, o Tambacu. É também chamado de Paqui, pois é resultado do cruzamento de Pacu + Tambaqui, o que resulta num dos mais fortes peixes redondos, e é isso o que causa mais dúvida entre os pescadores. Chega a ultrapassar 30 kg em alguns casos. É conhecido pela grande força epor grandes brigas que proporciona. Existem vários tipos de cores em tambacus, e a forma mais fácil de diferenciá-los é ver o tamanho das escamas, que nos tambas são bem pequenas. Outra forma é ver o tamanho do opérculo, também pequeno nos tambas, além do fato de terem uma "divisória" na coloração.


Logo abaixo, o tambaqui, um dos peixes mais fortes da bacia amazônica. A forma de diferenciá-lo é o fato de sua coloração ser bem mais forte que a dos outros, além de ter um opérculo grande e as escamas grandes também. As principais características são:
Peixe de escamas; corpo romboidal; nadadeira adiposa curta com raios na extremidade; dentes molariformes e rastros branquiais longos e numerosos. A coloração geralmente é parda na metade superior e preta na metade inferior do corpo, mas pode variar para mais clara ou mais escura dependendo da cor da água. Os alevinos são cinza claro com manchas escuras espalhadas na metade superior do corpo. O tambaqui alcança cerca de 90cm de comprimento total. Antigamente eram capturados exemplares com até 45kg. Hoje, por causa da sobrepesca, praticamente não existem indivíduos desse porte.


Por fim, temos a Pirapitinga ou Caranha, peixe não comum em nossos pesqueiros. É fácil de identificar pois apesar de ser toda escura, não tem uma "divisão" nos tons de cores. Aqui vão algumas características físicas para melhor identificação:
Peixe de escamas; corpo romboidal, alto e comprimido; nadadeira adiposa sem raios; cabeça pequena; dentes molariformes. A coloração é cinza arroxeado uniforme nos adultos e cinza claro com manchas alaranjadas nos jovens. Pode alcançar 80cm de comprimento total e 20kg, embora exemplares desse porte não sejam comuns.



Bom , por hoje é isso, mas semana que vem, teremos mais uma parte do especial, sobre as técnicas de pescar os redondos.
Abraço,
Zeca

Nenhum comentário: