sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Tilápia - A salvação da pescaria


Já vi em muitos pesqueiros os pescadores, ao fisgarem uma tilápia, logo saírem gritando e falando um monte de porcarias desse peixe, mas não é bem assim.

Além de ser uma excelente isca para peixe de couro, é também um grande aperitivo, sendo que algumas tilápias brigam mais que peixe que necessariamente deveriam ser fortes como as matrinxãs.Não estou dizendo que isso é frequente, já que por natureza, Tilápias tendem a ser mais fracas que esses peixes, mas já peguei tilápia que não queria parar de brigar...


Hoje vou mostar como pegar a tilápia na natureza e nos pesqueiros de São Paulo. Também, no final da matéria vai uma ótima receita desse peixe.



Começando com as dicas e características desse peixe:
Pra começar é um peixe de escamas. O corpo um pouco alto e comprimido. Existem cerca de 100 espécies de tilápia, distribuídas em três gêneros, Oreochromis, Sarotherodon e Tilapia. No Brasil foram introduzidas três espécies: Oreochromis niloticus (tilápia do Nilo) que pode alcançar cerca de 5kg ou mais. Tem também a Tilapia rendali (tilápia rendali) com cerca de 1kg; Sarotherodon hornorum (tilápia zanzibar) de coloração escura e maxilas protráteis; e uma variedade desenvolvida em Israel, "Saint-Peters" aquela bem rosa, que atualmente vem sendo cultivada, estas, que como suas parentes, se fugirem dos cativeiros, infestam represas e viram uma "praga".
São os peixes que tem a melhor capacidade de adaptação de todos os que eu já conheci. Podem viver em qualquer rio, desde que não tenha muita correnteza. Podem suportar temperaturas baixas e grandes variações delas. Se reproduzem como ratos, ou seja, numa velocidade incrível. Algumas, se passarem de 700 gr, já podem se reproduzir. Também, com essa incrível capacidade de adaptação, podem ser herbívoras, carnívoras ou comedoras de zoôplancton.

COM VARAS LISAS


Achá-las para pescar não é difícil, pois como disse anteriormente, se adaptam a qualquer local.
Pescar, tanto faz a Saint-Peter, Rendalli ou a do Nilo, a melhor isca é guabi umidecida na pinga, capim, miçanga ou então uma massa que esfarele bem para atrair o peixe.
Na pesca com varas lisas, que devem ser de 2,10 mts até 4 mts, a montagem é simples, apenas com a bóinha na linha e o anzól, que deve ser marsureigo até do tamanho 22 no máximo, apesar de que podem entrar em anzóis maiores.
Como a tilápia é bem inteligente, deixe a linha um pouco frouxa e preste atenção na bóinha de lambari. Quando ela abaixar fisgue com vontade e brinque á vontade.

COM BÓIA CEVADEIRA NA CARRETILHA
Essa pesca já é bem mais difícil de ser realizada, pois requere um conhecimento maior.
Essa habilidade necessita que façamos longos arremessos com uma bóia cevadeira carregada de ceva no meio do lago. O chicote deve ser montado com uma bóinha de lambari presa a ele, já que a tilápia só consegue baixar a bóinha e não a cevadiera. Então, logo que a bóia pequena baixar, fisgue com vontade e traga ela, que brigará um pouco, mas não deixará nada a desejar.


PESCA COM ARTIFICIAIS

Como as tilápias são grandes protetoras da prole, elas atacam qualquer animal que chegar perto de suas ovas, por isso, se avistar um ninho de tilápias, passe uma isca artificial perto dele que concerteza engatará uma (lógico que como o tilápia tem boca pequena, é necessário usar plugs de meia água de até 7 cm ou spinners de até 5 cm).

RECEITA (lembrando que apoiamos o pesque-solte)

FILÉ de TILÁPIA AO FORNO

INGREDIENTES:

600g de filé de Tilápia

1 lata de ervilha

1 lata de milho verde

300 a 400g de mussarela

1 litro de leite

2 colheres (sopa) margarina

4 colheres (sopa) amido de milho

1 colherinha (café) sal

2 ovos misturados com meia xícara de leite

Farinha de trigo para empanar

Farofa de mandioca sabor Calabresa ou Bacon Batata palha (opcional)

MODO DE PREPARO

Tempere o peixe com limão e sal a gosto, e um dente de alhopicadinho

Passe os filés na farinha de trigo, no ovo misturado ao leite ena farofa. Frite e reserve.

Faça o molho branco simples apenas com o sal, margarina e amidode milho.

Depois misture o milho verde e a ervilha, escorridos.Ou para variar doure uma cebola picadinha na margarina antes deacrescentar o leite e o amido do milho branco

Coloque num refratário nessa ordem: o peixe, a mussarela, o molhobranco e a batata palha e leve ao forno pra gratinar (mais oumenos 40 min).

Bom, espero que tenham gostado!

Nenhum comentário: