segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Tratado mundial fecha portos para navios de pesca ilegais

"Para entrar em vigor, medida que controla a pesca predatória precisa ser ratificada por pelo menos 25 países"


Hoje, estarei mostrado novamente alguma notícias sobre esse mundo da pesca...


O artigo está no site da revista Pesca e Cia. e foi escrito por Lielson Tiozzo.


Navios pesqueiros envolvidos em pesca ilegal, não declarada e não regulamentada, serão proibidos de atracar nos portos devido a um acordo internacional denominado “Estado Porto”. O tratado foi discutido durante a conferência da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), que aconteceu nessa quarta-feira, 25, em Roma (ITA).

De acordo com o comunicado da FAO, fechar os portos para os navios de pesca irregulares é a única medida capaz de fazer frente ao problema. Ao concordar com a medida, os governos devem se comprometer a prevenir e eliminar a pesca ilegal, incluindo medidas para evitar a entrada em seus portos dos navios irregulares.

No entanto, para o tratado entrar em vigor ainda precisa ser ratificado por 25 países. Os primeiros 11 países que assinaram o documento foram: Angola, Brasil, Chile, Comunidade Européia, Indonésia, Islândia, Noruega, Samoa, Serra Leoa, Estados Unidos e Uruguai.

O Brasil foi o primeiro país a assinar o acordo. O ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, garantiu que o tratado “se trata de uma das principais medidas internacionais para prevenir e recuperar estoques de pescado, além de coibir ações criminosas contra o meio-ambiente”.

A FAO sabe que existem muitas maneiras de se combater a pesca ilegal no mar. Mas, de acordo com o ministro Gregolin, muitas delas têm custos elevados e por isso são difíceis de serem adotadas pelos países em desenvolvimento.
Eu espero que o nosso país apoie isso!
Abraços

Nenhum comentário: