sábado, 26 de dezembro de 2009

Especial Iscas Artificiais - Ano Novo

Hoje, como havia dito, vamos mostar alguns especiais para comemorar o Ano Novo que está chegando.

Hoje teremos um dia dedicado ás iscas artificiais que sempre rendem bons peixes seja em rios ou em pesqueiros.


Começa agora o melhor especial de ano novo que vocês verão na Internet!



ESPECIAL ISCAS ARTIFICIAIS

- Blog Fisgada Total-


Quando falamos de iscas artificiais, nós pensamos em pegar desde pequenos lambaris até gigantes marlins azuis que lhe renderão recordes mundiais.


Começaremos com as iscas artificiais indicadas para a pesca em água doce e também daremos dicas sobre as principais espécies capturadas nessa modalidade de pesca que atrai a tantos pescadores!

Vejamos:




SABIKI - Indicada para pesca de água doce e salgada


Muitos não conhecem essa excelente isca artificial, mas deveriam conhecê-la.

Pode ter vários tamanhos sendo utilizada numa montagem com vários anzóis na mesma linha, sendo que, muitas vezes, captura 3 ou 4 peixes de uma vez só.

Na maioria das vezes é usada para a captura das iscas da pescaria, como os lambaris, mas também pode ser utilizada para pescar peixes maiores, como douradas ( ou apapás).


POPPER - Indicada para pesca de água doce e salgada
Essa isca de superfície é utilizada somente em locais em que os peixes são extremamente agressivos e, por pensar nisso, é praticamente loucura utilizá-las em pesqueiros, já que os peixes desses locais não são muito agressivos.

O Popper trabalha como uma isca de "barulho" e atrai o ataque do peixe para a superfície, pois irrita o predador. Deve ser trabalhada no recolhimento contínuo com fortes toques de ponta de vara, para que a isca, que imita um predador menor comendo, esguiche água para frente, atraindo o ataque esperado.

SPINNER- Indicada para água doce

Essa isca trabalha desde o fundo até a meia água, e sempre rende excelentes fisgadas, principalmente nos pesqueiros.
O spinner utilizado por mim, ter um corpo pesado, fabricado em chumbo e imita um peixinho, mas existem outros, como um feito apenas com um corpinho de metal e um cocalho dentro, que funciona bem.

Logo um pouco acima da cabeça há uma colher que gira entorno da mesma criando um reflexo e assim atrai os peixes que são desde tilápias até tucunarés.

O trabalho pode ser contínuo, sendo esse o mais usual entre os pescadores, ou então com leves toques de ponta de vara. lembrando que deve-se ficar esperto, já que, muitas vezes ela encosta no fundo, e um enrrosco é certo.

PLUGS DE MEIA ÁGUA - Indicada para pesca de água doce e salgada

Essas iscas são as que melhor garantem capturas em qualquer lugar que seja. Sempre gostei de utilizar cores claras, mas as escuras também funcionam muito bem.

Nos pesqueiros, utilizo sempre essas iscas com arremessos direcionados aos pontos onde há estruturas. Os peixes de água salgada também atacam muito bem as artificias de meia água, sejam anchovas ou xáreus, e até badejos, além de é claro, robalos.

O trabalho dessas iscas, na maioria das vezes é contínuo com toques fortes de ponta de vara. O trabalho pode ser rápido, como o na pesca dos dourados em corredeiras nos rios, ou então um trabalho não muito rápido, sendo quase lento, como o na pesca de traíras ou pintados, que são mais lentos.

Quanto maior a barbela, mais profundidade a isca alcança, e consequentemesnte, a pescaria muda de rumo. Por exemplo, eu estou usando uma isca com pequena barbela, trabalhada na sub-superfície, isso atrairá uma determinada espécie de peixe, mas se eu usar uma crank-bait, que trabalha bem no fundo, terei outra espécie na ponta de linha.

SHAD- Indicada para pesca de água doce e salgada

Essa isca é sempre fabricada com silicone e trabalha unicamente no fundo. É interessante utilizá-la próximo a estruturas submersas, já que na maioria das vezes vem junto a um anti enrrosco acoplado na parte de cima do corpo.

O trabalho da isca é sempre contínuo com um trabalho lento. Na pesca de água salgada, serve para fisgar "peixes de toca", como badejos, garoupas entre outros.

Tenha sempre mais de uma isca dessa ação, já que, se em um dia estiver funcionando, peixes com dentes facilmente destruirão a isca artificial.

COLHER- Indicada para água doce

Essa isca não é o que se pode chamar de imitação de peixinho, mas rende excelente resultados principlamente com dourados.

O trabalho da isca é contínuo e a isca deve sempre ter cores reflexivas como prateado ou dourado. A isca trabalha na sub-superfície e deve-se recolher a linha contínuamente ou com leves toques. Eu normalmente recolho bem rápido, já que viso a captura de dourados ou matrinxãs, que são rápidos.

Os peixes que são frequentemente capturados são dourados, mtrinxãs e piraputangas, entre outros predadores.

LULA ARTIFICIAL - Indicada para água salgada

Essa isca é somente utilizada em água salgada, e rende principalmente dourados e marlins azuis, que poderão lhe render o novo recorde mundial.

É utilizada na superfície, porém é puxada por uma lancha e essa modalidade é chamada de corrico.

A isca tem um corpo de metal com dois olhos e um furo no meio no qual a linha é passada. Junto a cabeça temos uma espécie de saia colorida que se assemelham a tentáculos de uma lula, e acabam atrindo o peixe.

STICK- Indicada para pesca de água doce

Isca que trabalha na superfície, mas com certo toques, dá afundadas e sobe denovo, característico da isca.

Pode atrair peixes em pesqueiros, sendo para mim a melhor isca de superfície nesses locais, já que os peixes não precisam ser tão agressivos e pegarem a isca na afundada dela.

O trabalho deve ser contínuo com os toques para que a isca faça a afundada característica da isca.

CAMARÃO OU SAPO ARTIFICIAL- Camarão para água salgada e sapo para doce

Essas isca são fabricadas em silicone e na maioria das vezes tem um peso bem leve. O camarão, de vez em quando tem locias para que o pescador coloque um chumbo e deixe a isca mais pesada, o que facilita bastante a pescaria, principalmente de robalos.

O trabalho do camarão é arremessar a isca na corrente e de recolher lentamente e dar pequenas pausas. Depois delas, antes de começar a recolher de dois toques longos com a vara. É bem eficiente para robalos.

O sapinho deve ser trabalhado arremessado nas margens, normalmente visando as traíras. Nesse caso, a isca só durará uma utilizada por causa dos dentes desse peixe. Devemos recolher a isca lentamente para que pareça um sapinho.

ZARA- Indicada para pesca de água doce

Outra isca de superfície que ajuda a atrair bons predadores, como tucunarés ou traíras e no mar xáreus. Faz um trabalho rápido cortando o local utilizado com um grande trabalho em "Z", por isso o nome.

Não é eficiente em pesqueiros, pois é para peixes mais agressivos. Tem sempre um barrulho atraidor para que o peixe sube e "averigue" o que é.

O trabalho deve ser contínuo com ou sem toques de ponta de vara. Algumas das iscas de hoje vem com as garatéias vermelhas, que assemelham-na a um peixe machucado.

HÉLICE - Indicada para pesca de água doce

Essa outra isca de superfície é muito boa para água doce, já que atrai qualquer predador pois faz um barulho turbulento dentro d' água que atrai desde traíras até grandes cachorras.

Na parte traseira da isca, temos um grande hélice que durante o recolhimento gira e faz o barulho que atrai os peixes para a superfície e consequentemente os fazendo atacar a isca, seja por irritação ou então por fome mesmo.

O trabalho pode ser contínuo ou com pequenos toques, e é principalmente usadas para pescar tucunarés na Amazonia.

SPINNER BAIT- Indicada para pesca de água doce

O spinner Bait é extremamente bom para praticamente qualquer espécie de água doce. O trabalho de fundo é bom para recolhimentos lentos, já que é trabalhado como o spinner, mas conteem duas laminas num arame que vem logo acima da cabeça da isca.

Os pescadores de black bass são adeptos dessa boa isca artificial, já que a maioria dos vencedores de torneios nos EUA utilizam a isca.

Funciona bem nos pesqueiros principalmente com traíras, mas também é eficiente com matrinxãs e pacus, como foi mostrado no Pesca Alternativa no pesqueiro Castelinho.


Bom, hoje é isso!

Me desculpem pelos problemas técnicos que não me possiblitaram postar as fotos das iscas.

PS: Se quiserem ver a mtéria sobre Jigs e Metal Jigs com equipamentos indicados, CLIQUE AQUI

Nenhum comentário: