sábado, 6 de março de 2010

MUDANDO O FOCO






Amigos Pescadores:
Todos sabem que a finalidade de meu blog é falar, debater, discutir e informar assuntos relacionados ao nosso esporte predileto, entretanto como cidadão brasileiro, não posso me furtar ou omitir de abordar outros assuntos, que também são importantes e interferem em nossa vida.
Nós brasileiros, pelo menos uma boa parte, temos a tendência de acreditar em opiniões de outras pessoas, a respeito de temas gerais, as vezes não nos damos conta que podemos estar sendo manipulados, tanto de forma positiva ou negativa a respeito dos mesmos.
Diariamente tomamos conhecimentos de notícias ou fatos que ocorrem em nosso País, muitos dos quais, nem sempre são tão maravilhosos ou negros, como nos querem fazer acreditar, concordam?
Assim sendo, resta-nos apenas um caminho: Não nos conformarmos e aceitá-los pura e simplesmente, principalmente quando eles irão interferir em nossos interesses pessoais.
Em geral quando se trata de nosso País, estamos constantemente sendo informados das “mazelas” que nos atingem. Negar que elas não existam é enganarmos á nós mesmos, claro que temos que avançar e muito em várias áreas, entre as quais: a Justiça Social, distribuição de renda, melhor atendimento na saúde, geração de emprego, avanços culturais e educacionais, saneamento básico, enfim tudo que nos afeta direta ou indiretamente.
Num destes dias, estive lendo num site um artigo de uma canadense que vê nosso País com outros olhos, destacando as belezas naturais, o comportamento do povo em geral, tantas coisas boas, que se todos tivessem a oportunidade de ler, com certeza, se sentiriam orgulhosos do que ela descreve e se surpreenderiam de comparar que ela sendo canadense é mais brasileira do que muitos de nós.
Não é a toa que nosso País desperta nos outros, a cobiça de explorar nossas riquezas naturais, se valendo de tantos argumentos nem sempre verdadeiros e passam a “denegrir” ou inventar estórias facciosas e infelizmente, muitas vezes são apoiados pela grande mídia, então, ainda vale aquele velho ditado popular: “Quem desdenha, quer comprar”.
Por outro lado, é verdade que entre nós, existem aqueles “poderosos” que fazem de tudo para manter seu poder, em detrimento da maioria do povo, isto não é nenhuma novidade, mais aos poucos e sucessivamente, nossa sociedade está amadurecendo, tendo outros meios de informações, além dos tradicionais e com certeza, embora possa demorar algum tempo, um melhor futuro, será patrocinado pelas novas gerações, hoje atenta em todos os assuntos pertinentes á modernidade, destacando o grande número de universidades, cursos técnicos, centros de pesquisa, etc.
Mais independente disso, o que ainda falta aos nossos jovens e deixar de lado ou pelo menos não dar tanta importância aos “modismos” importados.
Nos esportes, muitos se destacam além é claro dos jogadores de futebol, somos campeões em várias modalidades, tais como automobilismo, esportes aquáticos, ginásticas em geral, judô, karatê e outros mais.
Temos ainda outros brasileiros brilhantes de renome internacional, especialistas em tantas áreas do conhecimento humano, mais mesmo assim, temos a tendência de cair nas “mesmices” que nos impõe.
Claro que é inegável a atuação negativa de muitos de nossos políticos, mais se fizermos uma analise verdadeira, chegaremos à conclusão que a existência deles se deve ao nosso voto, muitas vezes, nos deixando enganar pela propaganda política muito bem “engendrada”, mais apesar disso, ainda temos em nossas mãos, ante os acordos e negociatas que ocorrem, a oportunidade de bani-los de nosso meio, simplesmente deixando de votar nestes cretinos, numa próxima eleição, concordam?
E para finalizar, voltando ao nosso esporte favorito, há de se destacar a atuação de nossas autoridades ambientais, na defesa de nosso meio ambiente, apoiados por organizações não governamentais e por muitos que labutam diariamente e incansavelmente em favor da preservação de nossas riquezas naturais e a meu ver, esta é a grande oportunidade de nos engajarmos nesta difícil tarefa de pelo menos denunciar os abusos que presenciarmos em nossas pescarias.
Tenho dito.
Marcão.

Nenhum comentário: