segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Equipamentos - recomendados pelo Fisgada Total

Hoje o blog estrá mostrando qual equipamento é ideal para a pesca em pesqueiros.

PRIMEIRO ITEM- Varas Telescópicas

Eu costumo usar, em tanquinhos, varinhas telescópicas de 4 metros ou mais, carregadas com 4 metros de linha 0,50mm, pois, mesmo gostando da pesca de tilápias, os pintados encostam na margem no fim do dia e atacam a salsicha com grade voracidade, sendo que chegam a "sumir" com as varinhas.

A vara que recomendo para este tipo de peixes ( pintados, matrinxãs e bagres) são as varas, como já disse, de 4 metros para cima e a que possuo é de um preço acessível e é realmente boa, sendo 27% de carbono.

O modelo é a vara telescópica Star River Talent 400, e o seu preço é R$ 25,90 ( nas lojas Sugoi Big Fish e Casa de Pesca Pinheiros).

Para pescar tilápias, para obter mais esportividade, recomendo varas de bambu do próprio pesqueiro ou varas da mesma marca que recomendei, porém no tamanho de 2,10m até 2,80 m com linhas 0,28mm no tamanho da vara ou até 20 cm maior.

Para as duas pescas, é recomendável utilizar de isca salsicha, massinhas ou miçangas em anzóis do tamanho que o pescador quiser.

O sistema é normal, com LINHA-BOINHA-ANZOL, e não necessita de equipamentos avançados.

SEGUNDO ITEM- Carretilhas perfil baixo

As carretilhas a serem usadas devem ser boas e resistentes. Eu uso as carretilhas para pinchar na maioria das vezes e tenho obtido bons resultados com iscas de meia água.

As carretilhas devem ter pelo menos 100m de linha 0,28mm e devem ter um bom sistema de freio e fricção.

Eu normalmente uso as de marcas de nome, mas nada impede de usar outras menos conhecidas desde de que sejam boas.

Também prefiro o uso de carretilhas de perfil baxo para pinchar, pois na maioria dos pesqueiros,os prededores são abundantes.

Quando uso com isca naturais, normalmente opto pelo uso da boia, por ser mais fácil de arremessar ( de preferência torpedo ou foguetinho).

Como a carretilhas d perfi baixo são na maioria das vez, mais baratas que as de perfil redondo,uma extremamente boa é a Revo Toro da Abu Garcia e outra, da Marine Sports é a Brisa GTO, com sistema de freio centrífugo extremamente fácil de ajustar.

TERCEIRO ITEM - Molinetes

Os molinetes em pesqueiros, normalmente, devem ser de uma categoria de 2000 para cima, já que esses molinetes tem capacidade de pelo menos 100m de linha 0,35mm.

Podem ser usados molinetes com capacidade menor de diâmetro de linha, mas vale ressaltar que devem ser bons, porque se sem querer entrar um bitelão, você vai estar ferrado.

Nunca compre molinetes com menos de 2 rolamentos, pois mesmo os de 1 rolamento sendo mais baratos, eles duram pouco tempo e quando você mais precisar deles, vâo te deixar na mão.

Para a pesca de peixes de couro, o uso de molinetes que sejam da categoria 6000 para cima é ideal. Esses molinetes normalmente comportam mais de 150 metros de linha 0,50mm, e dede que tenham um bom sistema de fricção o ideal é sempre ter a mão um deles.

Quando s trata da pesca dos menores, como tilápias e as vezes até lambaris, o ideal é o equipamento leve com 100m de linha 6lb, com anzóis micros para lambaris e até 2/0 para as espotivas tilápias.

Bom , é isso!

Amanhã postarei sobre as e perfil redondo e as varas de pesca

Nenhum comentário: