domingo, 2 de agosto de 2009

Aquarismo - parte 2- PH e TEMPERATURA


Para os pescadores e novos aquaristas, mostraremos hoje a escolha dos peixes, de acordo com PH e temperatura da água.

O PH, para quem não sabe, é a acidez relativa da água, que pode estar para mais ou para menos.
O ideal para todos os peixes é o nível 7,0, que é considerado neutro, já que a escala é de 0(ácido) e 14(alcalino).

Os peixes chamados de ciclideos africanos, na maioria das vezes são de PH mais alcalino e geralmente são agressivos com os demais de seu aquario, mas isso não é padrão. As tilápias são um exemplo de PH alcalino. Tilápia-do-Nilo é um ciclídeo africano e só vive bem e cresce bem com PH de 7,0 para cima.

Peixes da região amazônica, do pantanal e dos nossos rios brasileiros, são na maioria das vezes de PH ácido ( de 7 para baixo). Um exemplo são os tucunarés, que vivem saudáveis no PH 6,4.

Engana-se quem acha que em pesqueiros, que normalmente tem tanques com variadas espécies, os donos não cuidam de todos os detalhes.
Nos pesqueiros, temos de ter o PH quase sempre neutro, para que os peixes vivam esbanjando de boa saúde.
Quando o PH não entra no controle, os peixes morrem, como no caso do tancão do Maeda, no qual estes dias morreram mais de 1 tonelada de peixes.

Kits para medir PH são encontrados em lojas de aquarismo com facilidade e custam bem pouco.

Uma dica para deixar o PH mais ácido é colocar troncos, pedaços de paus, encontrados nas proprias lojas de aquarismo. Lembrando tamb~em que são vendidos "artifícios" para deixar o PH mais alcalino.

A temperatura vai depender do peixe que você terá, mas o ideal é sempre uma temperatura entre 25 e 28 graus celsius, no caso dos peixes de nossos pesqueiros.

Quando temos Black Bass, Trutas e outros que preferem temperaturas mais frias, devemos regular a temperatura para menos 23 graus celsius.

Nos aquarios, é sempre bom ter termometros e termostatos. O primeiro serve para medir a temperatura da água e o segundo é para manter a temperatura que você deseja.
O termostato, na maioria das vezes vem com uma regulagem, e como disse é ideal deixar a temperatura desejada.

Cada peixe tem uma temperatura e recomendo que chequem o site www.aquahobby.com, que é excelente para ver aquarismo.

Bom, é isso, espero que aproveitem

Nenhum comentário: