sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

PESCA DA TILAPIA PARTE III




Para encerrar esta série de artigos, objetivando provar que pescar tilápia não é tão fácil e nem para principiantes, vou falar de um modo de pescá-las, quem sabe, mais emocionante.
Antes porem, vcu parafrasear, alguém que disse ..." mais vale um dia de péssima pescaria, do que um bom dia de trabalho".
Ora, pescar certamente dá trabalho, quando penso que para carregar todas as "tralhas de pesca" no carro, chegando no pesqueiro, descarregá-las, montá-la no pesqueiro escolhido, depois de virar "tatú" e cavocar o barranco do mesmo, com uma cortadeira, instalar o guarda-sol, a lona de proteção sobre o mesmo, proteger o chão com outra lona para não "sujar" o equipamento, etc...então, haja trabalho.
Bem vamos deixar de "encher lingüíça" e falar do que interessa:
Este modo que considero "emocionante" depende de fazer uma "pequena"modificação no material de pesca.
Nada complicado, somente retirar o flutuador( pena ou boia), colocando na ponteira da vara telescópica, um cordel na cor brancade até 20cm, em substituição ao existente na mesma.
A seguir, utilizar um chumbo pesado "umas 5 gramas" tipo oliva ou redondo, que como já disse, corra solto na linha mestre e esta, no comprimento da vara utilizada e pare num girador e na outra extremidade amarrar UM anzol, modêlos já explicados.
O "pulo do gato"... lançar a linha na água, colocando a vara num suporte.
Quando o chumbo atingir o fundo, regular a altura da mesma, de forma que o cordel fique encostando na água.
Este modo de pesca serve para os tipos de iscas já mencionados anteriormente e de acordo com elas, cevar o local e quando houver o ataque do peixe, geralmente o cordel se movimenta para frente e leva a ponteira da vara para dentro da água. É a hora da fisgada total.
Este sistema funciona na pesca diurna ou noturna da forma já explicada, entretanto, não pode estar ventando forte, pois se tiver, o cordel ficará balançando muito e será difícil distingüir a ação do mesmo, da beliscada do peixe.
A quantidade de varas depende da preferência do pescador e é claro, o tamanho delas, adequado á profundidade do pesqueiro.
Este modo, não é exclusivo só na pesca da tilápia, pode ser tentado para outros peixes.
Então amigos tilapeiros... fácil é dar rasteira em sapo, concordam?
Marcão.

Nenhum comentário: