quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

PIRARUCU NO CEARÁ!!!

O pirarucu que no tupi-guarani significa peixe vermelho é o maior peixe de água doce do mundo e é considerado o bacalhau brasileiro, devido à qualidade de sua carne...
É um peixe originário da bacia amazônica, mas alguns pesqueiros pelo Brasil introduziram esses gigantes nos seus lagos.
Aqui em Fortaleza-Ce só há um pesque-pague com esses bichões; o Restaurante e Pesque-Pague Raízes, que se localiza na CE 040, região metropolitana de Fortaleza, em frente à Casa Freitas.
O Restaurante e Pesque-Pague Raízes é um local familiar que funciona de 3ª a Domingo, das 06h30min ás 17h30min e abrindo também com a pescaria noturna as quintas-feiras com uma deliciosa caranguejada, que é tradição as quintas aqui em Fortaleza. Com dois tanques, um para tilapias e outro com pirarucus, pirapitingas, tambaquis, tucunarés...
Em relação ao restaurante oferece uma boa estrutura, com uma cervejinha sempre bem gelada e um self-service da cozinha regional cearense para os pescadores famintos e não esquecendo de falar do bom atendimento no nosso amigo Aroldo Barros.
Em cada pesqueiro que há um pirarucu ou outros peixes, sempre a uma particularidade do local, assim sempre é bom pegar unas dicas antes com os pescadores que já se habituaram no ambiente, eles sempre sabem onde eles “batem”. No Raízes os pescadores se utilizam de várias técnicas e tipo de iscas diferentes para pegar o “PIRA”, testei todas e a que tive melhores resultados até hoje foi com a pescaria de fundo e de isca tilapia viva.
Com uma vara de 30 lbs e linha monofilamento de 0.47 mm, uso uma chumbada esférica que corre na linha e no final um empate de aço e o anzol, para o pirarucu não serrar a linha. A isca é uma tilapia viva entre 10 e 5 cm fisgada pelo dorso. Com uma chumbada fixa no fundo e a linha com uma sobra a tilapia se torna uma presa fácil, já que fica se batendo com os movimentos limitados.

Com essa técnica já fisguei 8 pirarucus que nem sempre é fácil de pegar, o que torna a pescaria ainda mais emocionante. Aqui esta alguns dos meus troféus:











Assim finalizo essa matéria e continuo a pescar esse peixe que é a minha espécie favorita, com um sonho de fisgá-lo no seu habitat natural na Amazônia.

Nenhum comentário: